Município inaugura reforma e ampliação da Escola Municipal “José Pedro da Silva”, no Distrito de Cava Grande, em Marliéria.
18/12/2019

No dia 16 de dezembro, com a presença do Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel, funcionários da escola e comunidade, foi realizada a apresentação das obras da reforma e a inauguração da mesma, que já se encontra em funcionamento.

Participaram ainda da cerimônia a Superintendente regional de ensino, Senhora Edvânia de Lana Morais Andrade; representando o Legislativo Municipal, o Vereador Messias Miranda; representando o destacamento da PM no distrito de Cava Grande, o Sargento Bonner; representando o Prefeito Lalado, que por motivo de problemas de saúde na família, não pode comparecer, a Secretária de Educação, Orli, além da Diretora da Escola, Eudóxia.

Em sua fala, a Diretora Eudóxia ressaltou a alegria de estar presenciando o momento, realização de um sonho antigo dos profissionais da educação e da comunidade, de dar um local digno para os alunos estudarem, com segurança e conforto.

Ponderou ainda que, mesmo diante das adversidades existentes anteriormente, em função do comprometimento e empenho da comunidade escolar, os índices de qualidade da educação (IDEB) vem melhorando ano a ano e, seguramente, a inauguração desta nova etapa da obra da escola contribuirá de forma determinante para o avanço ainda maior da qualidade.

Por fim, agradeceu ao Deputado Celinho do Sinttrocel pela disponibilização dos recursos que proporcionaram esta fase da obra, já que, se o Município está conseguindo entregar à comunidade esta importante estrutura, deve ao compromisso e zelo do Deputado, que tão logo foi demandado, se esforçou por disponibilizar os recursos através de emenda Parlamentar.

A seguir, fez uso da palavra a superintendente Edvânia, que ressaltou o compromisso do Deputado Celinho do Sinttrocel com a Educação da região, além da importância de o Município estar cumprindo mais esta etapa de construção do prédio da Escola José Pedro da Silva, já que a infraestrutura física é um importante fator para se alcançar qualidade na educação. Parabenizou o Município e a equipe da Escola José Pedro da Silva pela conquista e reafirmou sua certeza no reflexo positivo desta obra na qualidade do ensino.

O Deputado Celinho do Sinttrocel, ao proferir sua fala, reafirmou seu compromisso com a comunidade de Marliéria, onde citou as diversas situações em que alocou recursos através de emendas parlamentares, além do empenho em conduzir assuntos que são de extrema importância para o Município, como a Rodovia MG 760 e a “Estrada Parque Bispo Dom Helvécio”.

Ressaltou a Parceria com o Prefeito Lalado, afirmando que continuará disponibilizando recursos ao Município, principalmente para as áreas da Educação e Saúde, por ser esta uma prioridade de seu mandato, além de um compromisso assumido com a comunidade.

A seguir, representando o Prefeito Lalado e também a Secretaria Municipal de Educação, a Secretária de educação, senhora Orli, emocionada, falou da felicidade de estar entregando à comunidade esta obra.

Destacou que, apesar de ser um enorme avanço em relação à estrutura que existia no início da atual administração, o quanto representa esta obra ao proporcionar condições de dignidade a alunos e funcionários da Escola “ José Pedro”, o objetivo do Município é construir uma escola conforme modelo e padrões do Ministério da Educação, o que, até o presente momento, não foi possível, principalmente pela exigência de área por parte do ministério da educação, cuja situação o Município ainda não conseguiu cumprir.

Descreveu toda a dificuldade em se conseguir, em várias etapas, a melhoria da estrutura da Escola, primeiro com a construção de salas, depois banheiros, depois mais salas e finalmente com as últimas salas, refeitório, cantina e biblioteca, o que, mesmo não sendo o padrão do Ministério da educação, deixa a escola em ótimas condições de atender bem a comunidade escolar, desenvolver seu trabalho e continuar avançando na melhoria dos índices da educação de seus alunos.

Orli externou ainda o agradecimento do Prefeito Lalado ao Deputado Celinho do Sinttrocel, pelo compromisso com o Município, além de informar que o deputado estará disponibilizando recursos para a reforma e ampliação da Escola “Padre João Borges quintão”, conforme já informado pelo próprio Deputado.

Finalizando, Orli agradeceu a todos que se empenharam para a realização desta importante obra para a comunidade, reafirmando o compromisso desta administração de trabalhar em prol de benefícios e conquistas que possam contribuir com o desenvolvimento de Cava Grande e do Município como um todo.

A seguir, foi descerrada a placa comemorativa à data, encerrando o evento.