Secretarias da Educação e do Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Parque Estadual do Rio Doce, realizam atividades na Semana do Meio Ambiente
07/06/2019

Na semana do dia 5 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, promoveu-se também em Marliéria a Semana do Meio Ambiente, marcada por diversas ações ligadas à educação e conservação ambiental, além de informações sobre o tema.

O primeiro evento aconteceu bem no início da semana, no domingo, dia 2, quando a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio passou por Marliéria, visitou o Mirante do Jacroá e realizou uma cerimônia no auditório Borun do Watu, no Parque Estadual do Rio Doce, com a presença de diversas autoridades e pessoas da comunidade.

Entre os dias 4 e 5, palestras informativas sobre a importância do Parque e da prevenção contra incêndios florestais foram realizadas nas escolas Municipais Marciano Felisberto Pinto, em Santa Rita, Padre João Borges Quintão, na Sede e José Pedro da Silva, em Cava Grande, realizadas pelos funcionários do Parque, Bárbara e Romário e pela Polícia Militar do Meio Ambiente.

Aconteceu ainda uma campanha de conscientização quanto ao risco de queimadas, com a fixação de cartazes e distribuição de panfletos alusivos ao assunto nas escolas.

Além disso, como já é tradição, foram distribuídas mudas de árvores às crianças, no intuito de que elas tenham o cuidado de plantar, cuidar e fazer crescer juntos a planta e o interesse e a preocupação com a conservação do meio ambiente.

No dia 11, a Escola Estadual Liberato de Castro realizará uma visita à Estação de Tratamento de Água da Sede (ETA), onde acontecerá uma aula sobre o funcionamento e operação da estação.

No decorrer desse mês, acontecerá ainda a apresentação de palestras nas escolas do Município sobre os benefícios do descarte consciente de óleo de cozinha e suas implicações quando descartado de maneira errada, além da  instalação de pontos coletores de óleo usado.

As atividades continuarão durante todo o mês de Junho, intitulado Mês Mundial do Meio Ambiente.